Calor terapêutico para alívio da dor
Conteúdos:
O que é o calor terapêutico?
O calor terapêutico é a aplicação terapêutica de calor no corpo para tratar a dor e estados não inflamatórios. O calor tem um efeito relaxante nos músculos, pelo que pode ajudar a combater a dor causada por tensão muscular.
Como funciona o calor terapêutico?
O calor terapêutico ajuda de três formas: aumenta o fluxo sanguíneo, estimula o metabolismo dos tecidos e ajuda a recuperar os tecidos lesionados, além de que reduz a perceção de dor.
Devido ao aumento do fluxo sanguíneo na área afetada, as células lesionadas recebem mais oxigénio e nutrientes e os resíduos metabólicos são eliminados mais rapidamente, contribuindo para o alívio da dor e ajudando a repor o estado normal dos músculos lesionados.
O calor aplicado também regula os recetores de calor. Este estímulo térmico compete com o estímulo da dor pela transmissão para o cérebro. Resultado: chegam ao cérebro menos estímulos de dor e a dor é percecionada com menos intensidade.
Quando se usa o calor terapêutico?
O calor terapêutico é particularmente eficaz após um esforço excessivo ou indevido, entorse, fadiga excessiva, tensão muscular ou osteoartrose. É eficaz na redução da dor e no aumento da funcionalidade na dor de pescoço e dor de costas inespecífica.
Calor terapêutico: Contraindicação
No caso de processos inflamatórios agudos (habitualmente 24 a 72 horas desde a manifestação da dor), o calor terapêutico é contraproducente, já que pode intensificar o processo inflamatório. No caso de problemas cardiovasculares, diabetes, febre, artrite reumatoide e gravidez, deve usar o calor terapêutico com precaução. Nestes casos, consulte um médico antes de tratar a dor com calor.
Calor ou frio para alívio da dor
As lesões agudas/traumáticas com inflamação e edema (nas primeiras horas após uma lesão aguda) devem ser tratadas com frio. O calor, por seu lado, ajuda quando a fase inflamatória aguda tiver terminado, promovendo a cura dos tecidos lesados. Não se recomenda a aplicação de calor em situações agudas de inflamação.
Diferentes tipos de calor terapêutico
As faixas Térmicas ThermaCare® proporcionam calor terapêutico que alivia eficazmente o local da dor. Contudo, caso não consiga adquirir as faixas ThermaCare numa farmácia ou parafarmácia perto de si, existem outros tipos de calor terapêutico que são muitas vezes usados em combinação com outras práticas, como as massagens. Contudo, o calor terapêutico também é eficaz isoladamente na dor muscular e algumas opções podem ser facilmente utilizadas em casa caso não consiga adquirir as faixas térmicas ThermaCare.
Calor terapêutico com ar quente ou infravermelhos
Este tipo de calor terapêutico é bem conhecido devido à popular lâmpada de luz vermelha. A luz de infravermelhos penetra na camada superior da pele e é transmitida sob a forma de calor até às camadas mais profundas. Promove-se assim a circulação sanguínea e o relaxamento dos músculos.
Compressas quentes
Com uma compressa quente, aplica-se uma substância que armazena calor contra o corpo, pressionando-a com força. Por exemplo, lama natural, géis especiais e a lama mineralsão usadas para aplicação de calor terapêutico. Esta técnica permite a penetração do calor nas camadas musculares, melhorando o fluxo sanguíneo. As compressas quentes podem manter-se durante bastante tempo e não se limitam à área afetada.
Calor terapêutico com ultrassons
No calor terapêutico ultrassónico, posiciona-se uma sonda ultrassónica sobre a área afetada. Esta emite uma rápida sucessão de ondas que geram calor.
Almofada térmica
Muitas famílias têm em casa almofadas com enchimento de caroços de cereja ou outros compostos que se adequam bem ao uso em casa. Normalmente, aquece-se a almofada no micro-ondas e coloca-se sobre a zona dolorosa. O calor aplicado estimula a circulação sanguínea. As almofadas térmicas produzem normalmente um efeito mais superficial do que as compressas de lama, por exemplo.
Faixas/emplastros térmicos
Uma faixa ou um emplastro térmico aplica-se na zona dolorosa e aquece-a durante muitas horas. As Faixas Térmicas ThermaCare®, por exemplo,, fornecem calor a partir das suas células térmicas exteriores. Deste modo, o calor penetra em profundidade, promovendo o fluxo sanguíneo e o relaxamento muscular durante até 8 horas.
Rolo quente
O rolo quente é composto por uma ou duas toalhas quentes enroladas, bem apertadas e embebidas em água quente. Em seguida, rola-se lentamente as toalhas quentes sobre a área a tratar, comprimindo-as contra a pele, à semelhança de uma massagem.
Calor terapêutico em casa
Pode facilmente aplicar calor terapêutico em casa. A Lâmpada de luz vermelha, almofadas térmicas e sobretudo as faixas térmicas ThermaCaresão especialmente adequados.
A vantagem da lâmpada de luz vermelha é que pode ser direcionada flexivelmente para qualquer parte do corpo. Contudo, se a utilizar, atente às instruções de utilização, para que não se queime.
As almofadas térmicas, por exemplo, com enchimento de sementes de milho ou caroços de cereja, são facilmente aquecidas no micro-ondas e colocadas sobre a zona dolorosa do corpo. Com a ajuda de uma manta ou de um pano, pode fixar a almofada e impedir que aqueça o ar em volta.
As faixas ou emplastros térmicos autoadesivos, como ThermaCare®, adequam-se especialmente à dor de pescoço e de costas. Uma vez aplicada, a faixa térmica liberta um calor terapêutico de aproximadamente 40 °C durante pelo menos 8 horas e alivia a dor durante até 16h*. Desta forma, pode movimentar-se livremente e beneficiar dos efeitos do calor terapêutico.
-
THERMACARE® para a dor lombar
alívio da dor e tensão muscular na região lombar -
THERMACARE® para pescoço, ombros e punhos
para o alívio de dores no pescoço, ombros e punho -
THERMACARE® uso versátil
para um uso versátil que se adapta a várias zonas do corpo
Perguntas Frequentes
- Ajuda a aliviar que tipo de dor?
-
Pode utilizar calor terapêutico se tiver dores nas costas, ombros ou pescoço, por exemplo: dores musculares e ou das articulações associadas a cansaço e tensão muscular, esforço excessivo, distensões, entorses e artroses. Em caso de tensão muscular, o calor deve ser usado apenas se não houver inflamação aguda nem inchaço (habitualmente 72 horas após a manifestação da dor). Se não tiver a certeza, recomendamos que consulte um médico.
- O que é melhor para a inflamação: calor ou frio?
-
O frio é um bom analgésico,e pode ser aplicado quando existe inflamação. . É recomendado nas primeiras 24 a 72 horas após a manifestação da dor ou após um traumatismo, combinado com compressão. O calor é útil após a resolução do processo inflamatório agudo, promovendo a recuperação dos tecidos lesados.
- Por que razão o calor alivia a dor?
-
O calor aumenta o fluxo sanguíneo e estimula o metabolismo dos tecidos, promovendo a recuperação, além de que reduz a perceção de dor.
- O que é o calor terapêutico?
-
O calor terapêutico é a aplicação terapêutica de calor no corpo para alívio da dor e recuperação de um bom estado de saúde. O calor superficial (ou seja, calor aplicado por uma fonte externa) a temperaturas de cerca de 40 °C é usado para fins terapêuticos ao longo de um período prolongado. É usado sozinho ou no âmbito de uma abordagem de tratamento multimodal (com fisioterapia, por exemplo) para tratar a dor e estados não inflamatórios. O calor tem um efeito relaxante nos músculos, pelo que pode ajudar a combater a dor causada por tensão muscular.
TMC 36-04/23-PUB