Alivie a dor: trate a dor sem recorrer a medicamentos com ThermaCare®
ThermaCare® alivia a dor: Saiba mais sobre o que pode fazer para aliviar as dores na região lombar, cervical ou nas articulações.
O QUE É A DOR?
A dor é um termo genérico que descreve sensações corporais desconfortáveis. É um resultado da ativação do sistema nervoso. Todos conhecemos essa sensação incómoda, porém, a intensidade e a duração da dor variam de pessoa para pessoa. Em todo o caso, a dor é desagradável condiciona o nosso dia-a-dia. Quando surge dor, queremos livrar-nos dela rapidamente.
Ao mesmo tempo, a dor é normalmente um sinal de aviso emitido pelo organismo: alerta-nos para a existência de um problema numa parte do corpo que requer cuidados. A dor aguda permite detetar queixas físicas a tempo. É uma dor que tem habitualmente uma causa clara (uma doença ou lesão específica) e dura alguns dias ou semanas. Já a dor crónica pode ser considerada como um estado de doença: pode ter origem em condições psicológicas e não apenas físicas, não tem um término reconhecível e mantém-se durante um longo período de tempo.
COMO SURGE A DOR MUSCULAR?
A dor muscular dá-nos cabo dos nervos - em todos os sentidos.
A dor é ativada por estímulos físicos, térmicos ou químicos que ultrapassam o limite de tolerância individual.
- Os recetores de dor (nociceptores) do organismo são estimulados.
- Os impulsos são processados através da medula espinhal e transmitidos para o cérebro.
- Quantos mais impulsos chegam, maior é a perceção da dor.
Para além de serem transmitidos da medula espinhal para o cérebro, os impulsos são processados na forma de reações reflexas:
- Um número crescente de impulsos de dor resultantes, por exemplo, da adoção constante de uma postura incorreta e da dor associada, implica uma maior atividade reflexa, conduzindo à contração do músculo esquelético.
- A irrigação sanguínea é menor nos músculos contraídos, o que contribui para o prolongamento do estado de dor.
Considerando métodos sem medicamentos, o que posso fazer para aliviar a dor muscular?
O uso de estímulos térmicos é uma terapia eficaz no alívio da dor, sem recurso a medicamentos. Os estímulos térmicos, através do arrefecimento ou aquecimento da área dolorosa, competem com os estímulos de dor pela transmissão ao cérebro, no ponto de transição das vias nervosas para a medula espinhal e resultam, por isso, no alívio da dor.
Termoterapia para alívio da dor
A termoterapia é a aplicação de calor terapêutico no corpo que leva ao aumento da temperatura do tecido e ao alívio da dor. A termoterapia atua através do aumento da temperatura do tecido, provocando o relaxamento dos músculos; aumento da circulação sanguínea, promovendo a recuperação tecidual e diminuição da perceção cerebral da dor.
Como é que o calor de ThermaCare® alivia a dor?
Como é que o calor de ThermaCare® alivia a dor?
ThermaCare® liberta calor continuamente no local de aplicação a uma temperatura constante e controlada, que penetra profundamente. A aplicação de calor terapêutica atua de diferentes formas para aliviar a dor:
- Aumenta a temperatura do tecido em profundidade;
- Promovendo o relaxamento muscular;
- Reduz o tónus muscular;
- Aumenta a liberdade de movimentos;
- Aumenta a circulação sanguínea e facilita a recuperação tecidual;
- Ativa os termorrecetores estimuladores do tecido profundo, que bloqueiam os sinais nociceptivos através da medula espinhal, diminuindo a perceção cerebral da dor.
ThermaCare tem as seguintes propriedades:
- A temperatura terapêutica da aplicação ronda os 40 °C.
- O calor atua de forma constante durante 8 horas.
- O calor penetra profundamente nos músculos tensos e no tecido lesado.
Tensão muscular
A tensão muscular é responsável por uma grande parte de todas as dores musculares. Devido a um dano inicial, os tecidos contraem-se, a circulação sanguínea diminui, uma postura corporal incorreta e a falta de exercício físico podem aumentar a tensão muscular e somos apanhados num círculo vicioso. Felizmente, existem formas naturais de relaxar o músculo. Vamos dizer-lhe o que pode fazer para contrariar ativamente a tensão.
Perguntas Frequentes
- O que é a dor?
-
A Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) define dor como uma “experiência sensorial e emocional desagradável associada a lesão tecidular, real ou potencial”*. Por isso, a dor é normalmente um sinal de aviso emitido pelo organismo. Diz-nos onde existe um problema no organismo.
*Treede et al. (2019). “Chronic pain as a symptom or a disease: the IASP Classification of Chronic Pain for the International Classification of Diseases (ICD-11)”.
- O que é a dor muscular?
-
A dor muscular é uma dor sentida nos músculos, provocada por uma lesão, inflamação, esforço excessivo, distensão, entorse ou tensão no músculo, por exemplo.
- Como surge a dor muscular?
-
Quando o corpo sofre uma lesão, os recetores de dor transmitem mensagens de dor através da medula espinhal para o cérebro, que, por sua vez, emite uma resposta perante a ameaça.
- O que posso fazer para aliviar a dor muscular?
-
A dor muscular pode ser aliviada com várias opções de tratamento, incluindo procedimentos farmacológicos e não-farmacológicos. De entre os tratamentos não-farmacológicos, a termoterapia demonstrou ter efeitos positivos na dor, mobilidade e flexibilidade de músculos rígidos.