Calor para a dor de pescoço
Conteúdos:
Para muitas pessoas, o calor é o método de eleição para um alívio rápido da dor de pescoço. Isto acontece porque o corpo reage imediatamente ao calor. É bom para a dor associada a tensão e tem um triplo efeito: promove a dilatação dos vasos sanguíneos, recupera os tecidos lesados e reduz a perceção de dor. E o efeito nota-se logo no pescoço: logo que a dor diminui, os músculos podem relaxar. Saiba aqui como funciona o calor terapêutico.
Calor ou frio para a dor de pescoço?
Para a dor de pescoço causada por tensão, o calor é o ideal para relaxar os músculos e aliviar a dor. Contudo, se a dor de pescoço não for causada por tensão, mas antes processos inflamatórios, o calor não deve ser utilizado. Neste caso, são mais adequados os métodos com frio terapêutico (compressas frias, géis analgésicos frios, etc.). Recomendamos que, antes do tratamento, determine com um médico a causa da dor de pescoço.
O calor poderia ser muito útil para relaxar os músculos e aliviar a dor, mas temos de saber em que situações o devemos usar. Se a dor de pescoço for causada por um processo inflamatório agudo, por exemplo, o calor não seria aconselhável. Além disso, se houver traumatismo, com uma possível hemorragia, não é aconselhável aplicar calor terapêutico. Nestas situações o frio pode ser mais útil
Recomendamos no entanto que consulte um médico que seja capaz de fazer um diagnóstico correto.
Tipos de calor para aliviar dor de pescoço
Existem vários tipos de aplicações de calor para diferentes necessidades. Resumimos as técnicas e os remédios caseiros mais comuns e explicamos como funcionam.
Faixas e emplastros térmicos
As faixas e os emplastros térmicos são muito populares para a dor de pescoço. São particularmente práticos porque se fixam diretamente à zona dolorosa e atuam nesse sítio durante muito tempo. Isto significa que podem ser usados discretamente sob a roupa durante horas sem limitar a mobilidade. Pode usá-los comodamente na rua, no escritório, a arrumar a casa ou a fazer ginástica. Garantem assim um efeito duradouro: o calor penetra profundamente nos tecidos durante horas, pelo que os músculos afetados podem relaxar.
Os emplastros de calor para o pescoço são disponibilizados em duas versões: com e sem compostos farmacêuticos (autoaquecimento). No caso dos emplastros de calor com substâncias ativas, estes aquecem a pele, irritando determinadas extremidades nervosas. Têm um efeito de vasodilatação dos vasos da pele junto à superfície, estimulam a circulação sanguínea e aliviam a dor.
As Faixas Térmicas ThermaCare® para pescoço e ombros não contêm substâncias ativas, aquecendo-se sozinhas através de um processo de oxidação. O calor é transmitido diretamente e em profundidade para os tecidos musculares. Esta aplicação de calor está totalmente isenta de fármacos. Outras vantagens: as Faixas Térmicas ThermaCare® para pescoço e ombros aquecem até aproximadamente 40 °C em 30 minutos e mantêm este calor constante durante 8 horas. Durante este período, o calor penetra no músculo a 2 centímetros de profundidade. Este efeito terapêutico proporciona um alívio suave, mas rápido da dor e um relaxamento evidente dos músculos.
2 centímetros
As Faixas Térmicas ThermaCare® não só aumentam a temperatura à superfície da pele, como também geram calor nos músculos, até uma profundidade medida de 2 cm.
-
THERMACARE® para pescoço, ombros e punhos
para o alívio de dores no pescoço, ombros e punho
Pomadas de aquecimento
As pomadas e cremes com efeito de aquecimento contêm normalmente substâncias ativas medicamentosas. Estas pomadas, tal como os emplastros de aquecimento medicamentosos, provocam uma reação da pele ao calor. As pomadas de aquecimento podem ser usadas para ajudar nas massagens ao pescoço, caso não haja intolerância.
Botija de água quente
A boa e velha botija de água quente é sem dúvida umas das formas mais tradicionais para aliviar a dor de pescoço. Contudo, comparativamente com as faixas e os emplastros térmicos modernos, a sua maior desvantagem revela-se rapidamente: com a botija de água quente no pescoço, deixam de ser possíveis grandes movimentos, quer esteja sentado ou deitado. E não há forma de a usar enquanto caminha na rua. Outro senão da botija de água quente é o facto de não ser tão duradoura como uma faixa ou um emplastro térmico, pelo que tem de aquecer água muitas vezes ao longo do dia.
Rolo quente
O rolo quente, uma ou duas toalhas grossas embebidas em água quente que se rolam e aplicam cuidadosamente na área a tratar, é um pouco mais fácil de aplicar do que a maioria das botijas de água quente, mas continuam a não se adequar a um estilo de vida ativo. À parte isso, perdem rapidamente o calor, como as botijas.
Almofada de calor para a dor de pescoço
As almofadas térmicas podem ser enchidas com muitos tipos diferentes de caroços e sementes — caroços de cereja, sementes de uvas, sementes de milho, espelta, trigo-sarraceno... A almofada ou saqueta é aquecida no forno ou no micro-ondas e colocada sobre a zona dolorosa. Para o tratamento da dor de pescoço, como acontece com a botija de água quente, o problema é que as almofadas com sementes praticamente impedem a mobilidade. Além disso, o calor gerado não se mantém constante ao longo de horas, como acontece com um bom emplastro de aquecimento.
Cuidado: contraindicação
No caso de processos inflamatórios agudos (durante as primeiras 24 a 72 horas desde a manifestação da dor), o calor terapêutico pode ser contraproducente, já que intensifica o processo inflamatório. Em caso de problemas cardiovasculares, distúrbios circulatórios, diabetes, febre e lesões na zona, o calor terapêutico também não é aconselhável e a sua utilização deve ser validada pelo seu médico assistente.
Calor terapêutico com compressas quentes elétricas e mantas
Geralmente é mais fácil envolver o pescoço e os ombros com compressas quentes e mantas do que com botijas ou almofadas de sementes. O fornecimento constante de calor, que pode ser regulado gradualmente, e a capa lavável são muito práticos neste caso. Contudo, a grande desvantagem das compressas de calor é o cabo de alimentação, que restringe muito a liberdade de movimentos. São particularmente adequadas em posição deitada na cama ou sentado numa cadeira, mas não, por exemplo, em exercícios de ginástica.
Com as compressas de aquecimento modernas, já não tem de se preocupar com um possível sobreaquecimento. Os produtos que encontra normalmente no mercado integram várias precauções de segurança, como sensores de sobreaquecimento e funcionalidades de desligamento automático. Contudo, antes de utilizar modelos mais antigos, deve inspecioná-los minuciosamente para verificar se o seu uso é adequado; caso contrário, deve eliminá-los de forma adequada.
Lâmpada de infravermelhos para a dor de pescoço
Outro tratamento doméstico popular para a tensão no pescoço são as lâmpadas de infravermelhos, cujos raios penetram alguns milímetros nos músculos e proporcionam um calor agradável nessa zona. Relaxam-se assim os músculos e estimula-se a circulação sanguínea e o metabolismo. As zonas musculares do pescoço e dos ombros podem ser tratadas especificamente com uma lâmpada de infravermelhos ou um aquecedor por infravermelhos.
Para a dor de pescoço relacionada com tensão, recomendam-se duas unidades terapêuticas diárias de 10–20 minutos; sessões mais longas podem causar queimaduras. Embora a luz de infravermelhos seja uma ajuda para os músculos tensos, a desvantagem é evidente: o tempo de exposição ao calor é extremamente curto comparativamente com o calor profundo com ThermaCare®. E a liberdade de movimentos é limitada durante o tratamento.
Calor terapêutico na sauna
A sauna é um bom local para relaxar a tensão no pescoço. Existe a variante clássica (por ex. sauna finlandesa), em que o ar ambiente é aquecido a temperaturas de até 110 °C com um forno. A alternativa é a sauna por infravermelhos, que aquece o corpo diretamente, e apenas até 70 °C. A radiação infravermelha penetra profundamente nos tecidos e garante um calor agradável a partir de dentro. É por isso que a sauna de infravermelhos tem um efeito particularmente benéfico em todos os tipos de tensão.
Independentemente do tipo de sauna da sua preferência, fica limitado no que toca à hora e ao local em que faz o tratamento para a dor de pescoço. E se não tiver uma sauna em casa, terá sempre de encontrar formas de obter este tipo de calor terapêutico.
Banho quente para a dor de pescoço
A água quente alivia a tensão e a banheira ou o chuveiro de casa proporcionam a oportunidade de relaxar os músculos, pelo menos durante algum tempo. Com a água do chuveiro, pode massajar os músculos tensos dos ombros e do pescoço sob a água a forte pressão. Dado que um banho quente não deve durar mais do que 20 minutos, a duração do calor também é algo limitada. E se a banheira for demasiado pequena, será difícil, especialmente no caso da dor de pescoço, conseguir submergir toda a zona muscular afetada durante muito tempo e de forma relaxada.
Compressas quentes com fango e lama para o pescoço
As compressas quentes com lama fango e lama natural são também muitas vezes usadas para aliviar a dor de pescoço. A lama fango e a lama natural são misturas com uma elevada concentração de minerais (peloides), que resultam de processos geológicos, e são consideradas benéficas para a pele e os tecidos. Dado que os peloides têm a capacidade de reter o calor, são muito utilizados no tratamento da dor de costas e de pescoço. Ao contrário das faixas e dos emplastros térmicos, não mantêm a temperatura constante durante muito tempo e não podem ser usadas em todo o lado. Por isso, o tratamento só pode ser feito em casa ou, por exemplo, numa clínica de fisioterapia.
Resumo: Calor para a dor de pescoço
O calor é um método bastantes estudado e sem medicamentos para aliviar a tensão associada à dor de pescoço. Se desejar tratar a dor de pescoço enquanto anda na rua, no escritório ou durante uma sessão de exercícios para o pescoço, recomendamos as Faixas Térmicas ThermaCare® para pescoço e ombros. Recomendamos que consulte um médico que seja capaz de fazer um diagnóstico correto.
Perguntas Frequentes
- O calor ajuda a aliviar a dor de pescoço?
-
O calor ajuda a aliviar a dor de pescoço causada por tensão muscular. Isto acontece porque o calor inibe a transmissão do estímulo da dor, promove a circulação sanguínea e reduz a perceção de dor. Se a dor se desvanecer, o músculo pode relaxar.
- O que é melhor para a dor de pescoço: calor ou frio?
-
O calor ajuda na dor de pescoço relacionada com tensão. Penetra nos tecidos, melhora a circulação sanguínea nesse local e reduz a perceção de dor, pelo que os músculos tensos podem relaxar. O frio é a melhor opção para processos inflamatórios agudos (habitualmente durante as primeiras 24 a 72 h após a lesão)
- É melhor tratar a rigidez do pescoço com calor ou frio?
-
Se o pescoço estiver rígido devido a uma forte tensão (por ex. devido a má postura), o tratamento com calor é adequado. O calor relaxa os músculos e alivia a dor.
TMC 32-04/23 PUB