1. Home page
  2. Tratar a dor
  3. Dor de costas
  4. Dor na zona superior das costas
  5. You are here: Dor na zona superior das costas

Dor na zona superior das costas

A região dorsal é a secção mais longa da coluna vertebral, com 12 vértebras dorsais. É responsável pela mobilidade do tronco. A região cervical é a parte mais flexível da coluna e é composta por 7 vértebras cervicais. Existem discos intervertebrais entre todos os corpos vertebrais. Com o seu elevado teor de água, amortecem a pressão entre os corpos vertebrais.

Causas da dor nas zonas central e superior das costas

Normalmente, a dor nas zonas central e superior das costas é causada por tensão muscular na região dorsal e/ou cervical e nas zonas adjacentes. Estas tensões decorrem sobretudo de um estilo de vida sedentário. Sem movimento, a zona superior das costas e o pescoço ficam rígidos, com os músculos permanentemente tensos. Ao mesmo tempo, a pressão sobre os músculos do pescoço e do peito aumenta à frente.

Fomos feitos para nos mexermos, o movimento é o principal motor do nosso corpo. Cada reação química, cada processo no nosso corpo ocorre por ação do movimento. As células precisam de contrações para acelerar as suas reações metabólicas, órgãos como o coração ou os pulmões ou o estômago precisam de movimento para funcionarem. A ausência de movimento é uma das principais causas de doença e de dor no nosso corpo, incluindo dor cervical e de costas. É tão importante focarmo-nos na nossa postura corporal como no nosso estilo de vida! Perante esta pergunta -  ao longo de um dia de trabalho quantas vezes se levanta e faz uma caminhada de 30 segundos? Se a resposta for "menos de dez" e sentir dor de costas já sabe qual pode ser uma das causas do problema.

Não existe nenhuma correlação científica entre uma "má postura" e a manifestação de dor não acontece apenas devido a posturas incorretas mas pode também depender da frequência com que mudamos a postura ao longo do dia.

Mesmo que tenha uma postura perfeita quando está sentado, mantê-la durante duas ou três horas seguidas não é melhor do que manter uma má postura. O resultado é o mesmo: rigidez muscular, restrição do fluxo sanguíneo e dor. 

Que tipos de dor de costas existem e como podem ser aliviadas?

Tratar a dor

Os músculos entre as costelas (músculos intercostais) contraem-se, encolhendo a cavidade torácica. Isto aumenta a pressão sobre as articulações, os discos intervertebrais, o diafragma e o esterno. O resultado é dor nas zonas central e superior das costas e uma mobilidade limitada, incluindo uma respiração superficial.

Causa

Para a dor cervical e dorsal, os médicos diagnosticam com frequência uma síndrome da coluna dorsal ou da coluna cervical. Ambas as síndromes combinam diversas causas e sintomas que geram queixas na zona superior das costas e no pescoço. Os ativadores mais comuns da dor de costas na coluna dorsal e cervical incluem os seguintes:

Causas físicas

Além dos ativadores referidos anteriormente, as seguintes causas podem provocar dor no pescoço e na zona superior das costas:

  • Bloqueios nas articulações costais
  • Alterações degenerativas (nos discos intervertebrais, articulações vértebras/costelas e ligamentos)
  • Hérnia (prolapso) ou protuberância (protrusão) discal
  • Fibromialgia
  • Desalinhamentos da coluna (e. escoliose, doença de Scheuermann)
  • Doenças reumáticas (ex. artrite reumatoide, espondiloartrite axial/doença de Bechterew, artrite psoriática, costocondrite)
  • Fratura de vértebra dorsal (ex. após um acidente)
  • Osteoporose (ex. colapso vertebral)
  • Desgaste das articulações (osteoartrose)
  • Infeções gripais
  • Refluxo gastroesofágico

Se se excluir a possibilidade de tensão muscular, bloqueios, desalinhamentos e alterações degenerativas na coluna, bem como doenças reumáticas e refluxo como causa primária da dor nas zonas central e superior das costas, podem estar também presentes as seguintes causas. Em todo o caso, estas doenças devem ser rapidamente determinadas por um médico:

  • Doenças orgânicas
  • Tumores na zona superior das costas
  • Pneumotórax (colapso do pulmão)
  • Embolia pulmonar
  • Pneumonia
  • Pleurisia

Veja aqui mais informações sobre os ativadores e causas da dor de pescoço:

Ativadores e intensificadores psicológicos

Alguns fatores psicológicos podem desencadear e intensificar a dor na zona superior das costas. O stress persistente e a sobrecarga mental podem provocar uma tensão constante nos músculos. A ansiedade e os distúrbios obsessivo-compulsivos e a depressão também podem provocar o aumento do tónus muscular e, por conseguinte, tensão muscular. Além do mais, temos muitas vezes mais consciência da dor quando não nos sentimos bem psicologicamente. Se a dor nas zonas central e superior das costas não reagir às abordagens terapêuticas mais habituais, pode também dever-se a doença psicossomática (uma doença com causas orgânicas e psicológicas) ou a um distúrbio somatoforme (sintoma físico para o qual não se consegue determinar uma causa orgânica).

Sintomas de dor nas zonas central e superior das costas

A dor nas zonas central e superior das costas pode surgir isolada na região dorsal ou cervical da coluna vertebral ou pode irradiar para zonas adjacentes, como os ombros, os braços ou a cabeça. A dor persistente na coluna dorsal e cervical pode também ser acompanhada de perturbações sensoriais. Em muitos casos, a mobilidade das partes afetadas da coluna diminui. Podem ocorrer os seguintes sintomas de dor nas zonas central e superior das costas:

  • Dor "tipo moinha", de compressão ou pontadas na zona superior das costas
  • Dor de estiramento ou ardor entre as omoplatas
  • Dor que irradia para o peito, os ombros e os braços
  • Dor de estiramento ou ardor no pescoço (nevralgia cervical)
  • Dor que irradia para a cabeça (dor de cabeça de tensão ou enxaqueca)
  • Tonturas ou perturbações da visão
  • Perturbações do sono
  • Perturbações sensoriais (formigueiro e picadas/dormência/paralisia dos braços)
  • Dor durante esforços intensos ou desporto
  • Sensação de tensão permanente nos músculos da zona superior do corpo
  • Sensação de bloqueio constante na zona superior das costas e no pescoço
  • Mobilidade limitada, pescoço rígido, ombros rígidos
  • Falta de ar ou dor ao respirar
  • Ruídos de estalidos na coluna dorsal ou cervical e no esterno

Vértebras 12 + 7

Regra geral, a coluna dorsal tem 12 e a coluna cervical tem 7 vértebras. Isto significa que a zona central e superior das costas é composta por um total de 19 vértebras. As vértebras cervicais são as mais pequenas da coluna e permitem muita mobilidade. Os 12 pares de costelas do tórax estão fixados às 12 vértebras dorsais, que são maiores.

Cuidado: Uma dor repentina nas zonas central e superior das costas e no peito, bem como um aperto no peito, falta de ar, náuseas, suores ou transmissão para os braços, o maxilar e o pescoço podem indicar um ataque cardíaco. Se suspeitar de que é esse o caso, contacte imediatamente o serviço de urgências!

Se sentir uma dor repentina na coluna cervical e no pescoço, acompanhada de febre, cãibras, dores de cabeça intensas, paralisia, náuseas, sensibilidade à luz, sonolência, défice de consciência ou pescoço rígido, também deve chamar imediatamente o serviço de urgências.

Zonas dolorosas

A dor nas zonas central e superior das costas pode afetar diferentes áreas. Centro, direita ou esquerda — a posição em que a dor na zona superior das costas ocorre pode revelar alguma coisa sobre uma causa subjacente. Contudo, mais frequentemente, a dor nas zonas central e superior das costas deve-se a tensão muscular ou bloqueios nas articulações ou irritação dos nervos.

Causas de dor nas zonas central e superior das costas

A dor nas zonas central e superior das costas, no lado esquerdo ou direito, pode indicar doenças orgânicas. Doenças renais, como inflamação pélvica ou cálculos renais e pancreatite podem estar associadas a dor de costas. Se a dor for acompanhada de sintomas como febre, fadiga, dor ao urinar, náuseas, perda de apetite e/ou espasmos associados a cólicas, deve consultar um médico logo que possível.

A dor nas zonas central e superior das costas no lado direito ou esquerdo pode ter os seguintes ativadores ou causas:

  • Tensão muscular unilateral por esforço excessivo
  • Desgaste lateral das articulações
  • Irritação das raízes nervosas ou dos nervos no lado direito ou esquerdo
  • Bloqueio unilateral das articulações
  • Inflamação da pélvis renal (frequentemente acompanhada de febre, dor ao urinar e dor de flanco unilateral)
  • Cálculos renais/cólicas renais

Já agora: As hérnias discais na coluna dorsal são menos frequentes do que na coluna lombar e cervical. Em caso de dor lateral na zona central das costas, a tensão muscular e as luxações são muito mais comuns. Ainda assim, se a dor de costas na zona central persistir, outras causas deverão ser excluídas por um médico. Isto aplica-se especialmente se a dor irradiar para os braços e der origem a queixas neurológicas, como formigueiro ou dormência.

 

Causas de dor ao centro nas zonas central e superior das costas

A dor nas zonas central e superior das costas sentida no centro pode também ser muitas vezes atribuída a tensão muscular.. Contudo, se a dor irradiar como uma faixa do abdómen superior para as costas, pode ser pancreatite aguda (inflamação do pâncreas). Neste caso, deve obter assistência médica imediatamente. Outra doença que tem de ser determinada por um médico é a inflamação bacteriana ou reumática na zona dos corpos vertebrais (espondilodiscite).

Causas de dor nas zonas central e superior das costas e no peito

A dor nas zonas central e superior das costas que irradia para o peito é sobretudo muscular

Se o diafragma for afetado por tensão muscular, pode ser difícil respirar. Em caso de tensão muito intensa, pode mesmo conduzir à elevação unilateral do diafragma, o que pode afetar outros órgãos, como o estômago e o esófago, promovendo deste modo queixas gastroenterológicas, como refluxo gastroesofágico. Quando o ácido do estômago sobe pelo esófago, é frequente causar uma sensação de ardor dolorosa no esófago que pode até ser percecionada como dor no peito.

Em caso de dor intensa repentina nas zonas central e superior das costas e do peito, deve também ponderar-se a possibilidade de ataque cardíaco. Neste caso, chame imediatamente o serviço de urgências!

Causas de dor na zona superior das costas e nas omoplatas

Na síndrome ombro/braço (cervicobraquialgia), verifica-se dor e também restrições dos movimentos no ombro e no braço. Estas queixas podem surgir na sequência de esforço mecânico (ex. transportar grandes pesos num dos lados), lesões discais, bloqueios vertebrais, osteoartrose, reumatismo, tumores ou lesões como o "golpe de chicote". Além da dor, podem ocorrer no braço afetado sensações anómalas, como formigueiro e dormência, bem como perda de força. Adicionalmente, a dor na zona superior das costas e no pescoço pode irradiar para a nuca.

Dor nas zonas central e superior das costas ao respirar

Se ocorrer dor nas zonas central e superior das costas ao respirar, é frequente existir tensão nos músculos entre as costelas ou no diafragma que fica atrás destas. A nevralgia intercostal provoca picadas de dor nervosa aguda entre as costelas, que se agrava ao respirar e tossir. A dor nas zonas central e superior das costas ao respirar deve ser sempre avaliada por um médico, já que pode apontar para problemas mais graves, como pneumonia, pleurisia, pneumotórax ou ataque cardíaco. 

Dor na zona superior das costas quando deitado

Se a dor de costas ocorrer na zona superior quando estiver deitado ou imediatamente depois de se levantar, frequentemente a responsabilidade é de más condições de sono. Em muitos casos, a almofada é demasiado grande ou a rigidez do colchão não é adequada ao físico da pessoa. Se tiver problemas lombares, é aconselhável dormir de lado com uma almofada entre os joelhos. Mantenha as pernas fletidas e coloque uma almofada pequena sob a cabeça, para evitar torcer a coluna cervical.

Tratamento da dor na zona superior das costas

Para a dor nas zonas central e superior das costas causada por tensão, existe uma série de abordagens terapêuticas e tratamentos caseiros que pode usar para aliviar os sintomas em casa. A ajuda profissional de fisioterapia e outras disciplinas também pode ajudar a soltar e a alongar os músculos tensos na zona superior das costas e a otimizar a postura e os movimentos do dia a dia a longo prazo, a fim de prevenir a dor nas zonas central e superior das costas.

Calor terapêutico

O calor é um método de tratamento muito eficaz e, ao mesmo tempo, sem medicamentos para a dor relacionada com tensão nas zonas central e superior das costas. Tratamentos caseiros tradicionais como botijas de água quente, almofadas com enchimento de caroços de cereja ou compressas de aquecimento aliviam por norma a dor de costas rapidamente. Contudo, é muitas vezes difícil fixar estas aplicações de calor às zonas central e superior das costas ou manter alguma liberdade de movimentos durante a sua utilização. Isto não acontece com as Faixas Térmicas ThermaCare®, já que podem ser fixadas diretamente nas zonas a tratar e, consoante o produto, libertam um calor profundo constante de aproximadamente 40 °C durante 8 horas. As faixas térmicas podem ser usadas comodamente em qualquer lugar: em casa, no trabalho e quando está em movimento. A variante ThermaCare® para pescoço e ombros adequa-se especialmente à dor na zona superior das costas e pescoço

Fique aqui a saber mais sobre como o calor profundo pode aliviar a dor relacionada com tensão nas zonas central e superior das costas.

Calor terapêutico

Massagens para aliviar a dor na zona superior das costas

Uma vez que a coluna dorsal é uma parte do corpo normalmente de difícil acesso com as próprias mãos, as massagens são neste caso muito vantajosas para soltar os músculos e aliviar a tensão relacionada com tensão. Os estímulos de pressão transmitidos aos tecidos durante uma massagem ajudam a soltar a rigidez muscular, promovendo assim a circulação sanguínea e a recuperação dos músculos. Opte por um método de massagem que trate os seus sintomas com uma combinação de bem-estar e intensidade que se adeque a si. Aplicar calor antes, durante ou depois do tratamento pode tornar a massagem mais eficaz. A utilização de pomadas analgésicas ou geis que promovem a circulação sanguínea também pode ajudar a relaxar os músculos dolorosos nas zonas central e superior das costas.

Fisioterapia

No caso da dor nas zonas central e superior das costas, métodos fisioterapêuticos podem aliviar a tensão dos músculos e os bloqueios das articulações. Antes do tratamento, peça a um médico que determine a forma de terapia mais adequada às suas necessidades. Se a dor crónica nas zonas central e superior das costas for causada por um estilo de vida sedentário, por exemplo, no trabalho, a terapia ocupacional pode ajudar a identificar e a alterar padrões de movimentos quotidianos, criando um ambiente de trabalho mais propício.

Terapêutica farmacológica

Os analgésicos e os medicamentos anti-inflamatórios, podem proporcionar um alívio a curto prazo da dor nas zonas central e superior das costas. Podem também ser usados relaxantes musculares para dor nas zonas central e superior das costas muito intensa.Tenha em atenção que, embora possa alcançar um alívio temporário da dor com medicação, esta não elimina a causa da dor na zona superior das costas. Especialmente no que toca à dor crónica nas zonas central e superior das costas, depois de excluir as causas físicas tratáveis, deve treinar os músculos a longo prazo e trabalhar no sentido de uma postura correta.

Movimento para a dor nas zonas central e superior das costas

Ioga suave para as costas, exercícios para as costas e exercícios que alonguem e soltem os músculos e as fáscias ajudam a aliviar e a prevenir a dor nas zonas central e superior das costas. Os seguintes conselhos aplicam-se à dor relacionada com tensão: O exercício físico ajuda! O repouso não é a melhor opção.  É melhor treinar os músculos durante alguns minutos por dia para ter costas estáveis e, ao mesmo tempo, flexíveis. Certifique-se de que cumpre as sequências de movimentos recomendadas e que não sobrecarrega o corpo. Desta forma, pode libertar as tensões e os músculos conseguem regenerar-se. Não só alivia a dor nas zonas central e superior das costas, como também o corpo inteiro pode beneficiar de um treino à medida das suas necessidades.

Acupunctura e acupressão

A acupunctura implica a colocação de agulhas, ao passo que a acupressão implica a aplicação de pressão em pontos específicos. Ambas podem ajudar a aliviar a tensão nos músculos no caso de dor nas zonas central e superior das costas. Os pontos de acupunctura são também tratados em pontos do corpo como a orelha ou o pé, já que têm uma relação reflexiva com as zonas dolorosas nas zonas central e superior das costas. Os ensinamentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) em que se baseia a acupunctura tratam a dor crónica nas zonas central e superior das costas usando outros métodos como o regime alimentar, ervas e exercício físico.

 

Corrente de estimulação e ultrassons

Os ultrassons e a TENS (neuroestimulação elétrica transcutânea) podem proporcionar alívio para a dor nas zonas central e superior das costas. Com a terapêutica por ultrassons, aquecem-se os tecidos, o que estimula o fluxo sanguíneo e o metabolismo nos músculos. Com a terapia TENS, fixa-se um pequeno dispositivo de TENS à zona dolorosa. Este liberta nos músculos uma corrente de estimulação de baixa tensão visa reduzir a perceção da dor. Os dispositivos de TENS podem ser prescritos por um médico para a dor nas zonas central e superior das costas.

Frio terapêutico para a dor nas zonas central e superior das costas

O melhor tratamento para a dor nas zonas central e superior das costas causada por processos inflamatórios agudos (nas primeiras 24 a 72 horas) ou uma lesão pode ser o frio, e não o calor. Géis analgésicos de arrefecimento, compressas de gel frias, compressas de gelo ou um duche frio podem ser adequados a estes casos. Embora o frio seja um bom analgésico, não possui propriedades drenantes se for usado sozinho. A aplicação de frio deve ser também acompanhada de medidas de compressão. Em caso de inflamação ou lesões, o médico deverá determinar o tipo de tratamento indicado para a dor nas zonas central e superior das costas. 

Perguntas Frequentes

O que se pode fazer para aliviar a dor de costas nas zonas central e superior das costas?

Existem várias formas de aliviar a dor. Nas zonas superior e central das costas pode considerar a utilização decalor terapêutico, exercício físico, massagens, fisioterapia, analgésicos, ultrassons ou acupunctura. O frio terapêutico também pode ser indicado na zona central e superior em situações em que exista inflamação aguda após lesão. Consulte um médico para determinar a causa da dor antes do tratamento.

O que pode ajudar a aliviar a dor nas zonas central e superior das costas?

Consegue-se um alívio rápido da dor causada por tensão muscular na regiões cervical e dorsal da coluna mediante aplicações de calor, como as Faixas Térmicas ThermaCare®, sauna ou luz de infravermelhos, exercícios de alongamento para músculos tensos, certas técnicas de massagem, bem como analgésicos.

O que significa a dor nas zonas central e superior das costas?

A ausência de movimento é a principal causa de doenças e de dor no nosso corpo, o que inclui a dor cervical e de costas. É mais importante focarmo-nos no nosso estilo de vida sedentário do que na postura! Deve responder a esta pergunta: ao longo de um dia de trabalho, quantas vezes se levanta e faz uma caminhada de 30 segundos? Se a resposta for "menos de dez", e se sentir dor de costas, este pode ser um dos motivos

Outras causas de dor na região dorsal e cervical são:

  • Bloqueios nas articulações costais
  • Alterações degenerativas (nos discos intervertebrais, articulações vértebras, ligamentos)
  • Hérnia (prolapso) ou protuberância (protrusão) discal
  • Fibromialgia
  • Desalinhamentos da coluna (e. escoliose, doença de Scheuermann)
  • Doenças reumáticas (ex. artrite reumatoide, espondiloartrite axial/doença de Bechterew, artrite psoriática, costocondrite)
  • Fratura de vértebra torácica (ex. após um acidente)
  • Osteoporose (ex. colapso vertebral)
  • Desgaste das articulações (osteoartrose)
  • "Golpe de chicote" (na coluna cervical)
  • Infeções gripais
  • Luxações
  • Doenças orgânicas
  • Tumores na zona superior das costas
  • Refluxo gastroesofágico
  • Pneumotórax
  • Embolia pulmonar
  • Pneumonia
  • Pleurisia

TMC 68-0923 PUB