Exercícios para aliviar a dor de costas
Por que razão os exercícios ajudam a aliviar a dor de costas?
No mundo em que vivemos a dor de costas tornou-se uma doença generalizada, e isso deve-se essencialmente ao nosso comportamento diário: a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo sentada numa cadeira, mexendo-se muito pouco. A ausência de movimentos dá origem a rigidez muscular nas costas e no pescoço, mas também nas pernas, na barriga e no peito. Os músculos ficam cada vez mais rijidos e tensos. Para muitas pessoas, a dor de costas associada a tensão é uma companhia permanente.
Um tratamento simples, mas eficaz, para a dor de costas é o exercício físico. Além de práticas desportivas benéficas para as costas (como caminhada, corrida, ioga ou caminhada nórdica), são ideais os exercícios que de modo específico alongam, soltam e reforçam os músculos tensos. Promove-se assim a circulação sanguínea e, por conseguinte, a regeneração do tecido muscular. Com treino regular, a coluna pode recuperar uma maior mobilidade e libertar-se da dor.
A dor aguda associada a tensão pode assim ser ativamente aliviada através de exercícios adequados: contudo, é melhor não se deixar chegar a esse ponto. O treino regular pode prevenir uma tensão muscular adicional e o surgimento de dor crónica nas costas, além de contribuir para umas costas fortes e saudáveis.
A associação do exercício físico com a aplicação de calor pode ajudar no alívio da dor de costas.
-
THERMACARE® para a dor lombar
alívio da dor e tensão muscular na região lombar
Plano de exercícios para a dor de costas
Os seguintes exercícios físicos podem ser realizados em qualquer lugar: no trabalho, em casa ou quando está em movimento. Tudo o que precisa é de um colchão, duas cadeiras, uma pequena bola ou objeto do dia a dia (por exemplo, uma maçaneta de madeira) para aplicar pressão. Em caso de queixas crónicas, recomendamos que varie os exercícios, de modo a estimular repetidamente os músculos das costas e para integrar mais sequências de movimentos. Desta forma, o treino não será aborrecido e pode sempre adaptar o plano às suas necessidades em cada momento. O mais importante é a constância.
Deve executar todos os dias, durante cerca de 15 minutos, os exercícios para aliviar a dor: é melhor para as suas costas do que simplesmente exercitar-se durante várias horas uma vez por semana. O nosso melhor conselho é que faça pouco, mas com frequência.
Assegure-se de que segue os tempos de alongamento indicados. Para que o alongamento seja eficaz, tem de realizar o exercício durante pelo menos 30 segundos. Por isso, os tempos de alongamento nos exercícios para a dor de costas são definidos para um a dois minutos e meio: consegue-se assim um bom relaxamento muscular, aumento da mobilidade articular e melhoria da dor.
Escolha o exercício com a intensidade mais adequada para si: Treine apenas dentro de uma zona de intensidade na qual consiga tolerar bem a dor do alongamento. Isto significa que pode continuar a respirar calmamente e a relaxar os músculos durante todo o alongamento.
Siga as instruções de cada exercício de alívio da dor de costas. Mantenha exatamente a posição durante os exercícios. Alguns dos exercícios seguintes têm variações para diferentes níveis de forma física e flexibilidade. Se algo não estiver claro, pode orientar-se pelas imagens.
Se sentir dores musculares depois dos exercícios para as costas, a aplicação de calor pode ajudar na rápida recuperação muscular. Veja aqui mais informações e dicas práticas sobre o calor terapêutico para a dor de costas:
Cuidado: Se não sentir melhoria passadas duas semanas de treino regular, consulte um médico para determinar a causa da dor de costas. Em caso de lesões, inflamação ou hérnias discais, recomendamos que consulte um médico para determinar se o seu corpo está preparado para realizar estes exercícios.
Se sentir dor aguda ou outros efeitos secundários ao tentar estes exercícios, deve parar imediatamente e procurar assistência médica.
Exercício 1
Alongamento da virilha e costas
Com frequência, demasiada tensão na frente do corpo e a compressão resultante na zona da virilha são causa de dor de costas. Com este exercício para a dor de costas, pode reduzir a tensão e resolver a compressão.
- Ver instruções passo a passo
-
Passo 1: Coloque-se de gatas, com os braços e as ancas colocados verticalmente e as mãos a apontar para fora, num ângulo de 45 graus. Baixe a zona da virilha lentamente. À medida que a mobilidade das costas aumenta, pode esticar totalmente os braços e deslocar a cabeça para trás.
Cuidado: Se tiver problemas de joelhos e não tiver força suficiente nos braços e ombros para se conseguir suster com os braços esticados, ou se tiver pouca mobilidade nas costas para conseguir esticar-se muito para trás, comece na posição deitado de bruços. Apoie os antebraços, estique os braços e estique o tronco.
Passo 2: Empurre as mãos suficientemente para a frente para deixar descair a pélvis. Baixe lentamente as virilhas na direção do chão durante 30 segundos. Contraia a barriga, para que o osso púbico avance para a frente e para cima e para não curvar as costas para dentro. Permaneça nessa posição durante mais dois minutos.
Passo 3: Faça depois o movimento no sentido contrário: leve as nádegas aos calcanhares e estenda o tronco para a frente. Permaneça nesta posição durante pelo menos um minuto.
Exercício 2
Curvatura das costas
Com este exercício, pode contrariar eficazmente a dor de costas causada por hiperlordose, alongando e soltando a zona muscular e as fáscias da coluna lombar.
- Ver instruções passo a passo
-
Passo 1: Sente-se com as pernas à frente do corpo. Deixe cair os joelhos para fora e junte as plantas dos pés.
Passo 2: Agarre as biqueiras dos pés, leve o tronco para a frente e deixe pender a cabeça. Mantenha-se nesta posição de alongamento durante dois minutos e meio.
Exercício 3
Rigidez da coluna dorsal
Quando há um bloqueio da coluna dorsal, os sintomas podem variar desde falta de ar e dor na zona superior das costas a uma sensação opressiva ou de pontadas no peito. Se tiver consultado um médico para determinar os sintomas e se se verificar que os sintomas são causados apenas por tensão ou bloqueio, pode usar este exercício para alongar muito eficazmente a zona em torno dos músculos do peito e assim obter alívio. Caso contrário, deve procurar assitência médica para avaliação destes sintomas.
- Ver instruções passo a passo
-
Passo 1: Coloque duas cadeiras da mesma altura a uma distância entre si que lhe permita pousar as mãos nos assentos, com os braços esticados para o lado. Coloque um colchão paralelamente às cadeiras e ajoelhe-se no colchão, de modo que as cadeiras fiquem equidistantes em relação a si.
Passo 2: Dobre o tronco para a frente, estique totalmente os braços nos dois lados e coloque as palmas das mãos nas superfícies dos assentos. Certifique-se de que o tronco fica ligeiramente acima dos braços esticados.
Passo 3: Deixe o tronco baixar em direção ao chão, enquanto a dor for suportável, e pode então relaxar enquanto alonga.
Passo 4: Mantenha-se nesta posição durante cerca de dois minutos, inspirando e expirando profundamente. Ao expirar, tente deixar que o tronco se baixe cada vez mais, até sentir uma dor de alongamento muito evidente no peito.
Exercício 4
Lombalgia — Exercício para a fase aguda
Uma dor lombar repentina que irradia para uma perna pode ser uma lombalgia. Depois de determinar a causa com um médico e não havendo contraindicações quanto a movimentos e alongamentos, este exercício pode ajudar a aliviar a dor lombar aguda.
- Ver instruções passo a passo
-
Passo 1: Deite-se de costas, pouse os pés no chão, com os joelhos fletidos, de modo que as ancas e a parte inferior das pernas formem um ângulo de 90 graus, e puxe o queixo o máximo possível em direção ao peito.
Passo 2: Empurre a coluna lombar ao máximo contra o chão.
Passo 3: Mantenha esta tensão ao longo de todo o exercício e tente arrastar os pés para os afastar das nádegas, milímetro a milímetro, até conseguir esticar totalmente as pernas e apoiá-las no chão.
Exercício 5
Dor lombar e de anca
Este exercício é ideal para a dor lombar e na anca. Pode alongar as nádegas e os flexores da anca ao mesmo tempo, ou seja, zonas de músculos extremamente tensos e encurtados em muitas queixas lombares. A anca é assim mobilizada.
- Ver instruções passo a passo
-
Passo 1: Sente-se num colchão e estique as duas pernas para a frente. Deslize a perna direita sob a cava do joelho da perna esquerda esticada, de modo que a coxa e a parte inferior da perna formem um ângulo de 90 graus.
Passo 2: Puxe para trás a perna que está esticada e rode o máximo possível em direção à parte traseira do pé. Importante: faça este movimento lentamente. O corpo demora algum tempo a habituar-se aos novos ângulos das articulações — especialmente quando os músculos ainda estão muito tensos.
Passo 3: Mantenha a perna direita na posição em ângulo reto e apoie-se com os braços nos lados direito e esquerdo da perna fletida. Endireite as costas, tanto quanto possível.
Cuidado: se não conseguir manter a perna dianteira num ângulo de 90 graus, aproxime-a mais do corpo. Se fizer este exercício regularmente, com o passar do tempo irá mobilizar suficientemente as ancas e conseguirá levar a perna sempre cada vez mais perto do ângulo de 90 graus.
Passo 4: Mantenha-se nesta posição durante dois a dois minutos e meio e tente relaxar durante este alongamento.
Passo 5: Em seguida, faça este mesmo exercício com a outra perna.
Exercício 6
Mobilize as ancas com uma massagem por pontos de pressão
Em caso de bloqueio da anca, pode usar o seguinte exercício para libertar a tensão na região da anca e, deste modo, mobilizar as ancas. Precisa de um objeto pequeno que possa usar para aplicar pressão em certos pontos dos músculos. Pode trabalhar neste pontos com objetos como um massajador redondo ou um objeto do dia a dia (por ex. um manípulo de madeira, um batente de porta ou uma rolha de garrafa). É importante que este objeto assente comodamente na mão e que seja macio ou arredondado sobre o ponto de pressão.
- Ver instruções passo a passo
-
Passo 1: Posicione o massajador ou outro objeto no ponto exato das nádegas onde existe dor ao caminhar ou ao levantar a perna e sente-se suavemente sobre esse ponto. Se a zona estiver demasiado sensível, pode também fazer o exercício contra a parede e encostar-se ao massajador/objeto mantendo-se de pé. Mantenha-se nesta posição durante até dois minutos. Quando a dor diminuir, pode mudar de posição ligeiramente para trabalhar numa zona mais ampla em torno desse ponto.
Passo 2: Deite-se de costas e toque no osso da anca — é a saliência palpável à frente, no lado direito e esquerdo da anca. A partir do osso da anca, desça um pouco em direção ao osso púbico e encontre o ponto doloroso à pressão. Exatamente neste ponto, pressione o massajador ou objeto do dia a dia contra o tecido, a partir de cima. Mantenha a pressão sobre este ponto durante um ou dois minutos. Em seguida, procure o ponto no outro lado e aplique aí pressão durante um ou dois minutos.
Alternativa: coloque uma bola pequena sob a nádega dolorosa e sente-se sobre a bola. Em seguida, role lenta e cuidadosamente sobre o glúteo e pare quando a dor se tornar mais intensa. Em seguida, desenhe pequenas espirais em torno do ponto doloroso. É importante mexer-se lentamente e com pressão. Faça o exercício durante um ou dois minutos, trocando de lado, se necessário.
Exercício 7
Síndrome do Piriforme
O músculo piriforme fica sob o glúteo e liga o sacro ao femur. Consoante a posição sentada ou o esforço dos músculos, este músculo pode ter espasmos e pressionar o nervo ciático nas nádegas, irritando-o: podem ocorrer pontadas ou dor de estiramento que podem irradiar para uma perna. Com este exercício simples, pode aliviar rapidamente a dor e prevenir uma tensão excessiva.
- Ver instruções passo a passo
-
Passo 1: Coloque-se de gatas.
Passo 2: Levante uma perna, de modo que fique esticada no ar.
Passo 3: Empurre o tronco um pouco para a frente e desloque o peso do corpo para o lado da nádega dolorosa, ou seja, para a esquerda ou para a direita. Tente manter este alongamento durante alguns segundos.
Passo 4: Se desejar intensificar este exercício, levante e baixe as nádegas em direção à perna de apoio, contraindo-as e relaxando-as. Exercita-se assim o músculo piriforme de forma específica e pode aliviar a dor causada pelo nervo ciático irritado.
Exercício 8
Dor ciática
Pode também usar este exercício para reduzir significativamente a dor que irradia da zona lombar para as nádegas, as ancas ou as pernas.
- Ver instruções passo a passo
-
Passo 1: Sente-se num colchão, flita a perna esquerda e deslize-a sob a coxa da perna direita. O pé esquerdo fica em baixo do joelho direito e o joelho esquerdo fica fletido a 90 graus.
Passo 2: Apoie-se na perna direita e empurre o corpo para a frente, mantendo o tronco direito. Assegure-se de que, excecionalmente para este exercício, deixa que as costas formem uma curvatura para dentro, ou seja, não as endireite para fora. Sinta bem o alongamento. Deve sentir agora um estiramento na nádega esquerda.
Passo 3: Desloque o tronco e as ancas um pouco para a direita e, em seguida, para a esquerda. Preste atenção ao ponto em que a dor ciática é mais intensa. Neste ponto, deve parar durante um ou dois minutos. Desta forma, os músculos extremamente alongados podem relaxar novamente.
Passo 4: Repita o exercício no outro lado.
Perguntas Frequentes
- Que exercícios ajudam a aliviar a dor de costas?
-
Exercícios físicos que soltem, alonguem e reforcem os músculos superiores e inferiores ajudam na dor de costas associada a tensão. Realizados regularmente, os exercícios físicos certos podem ajudar a prevenir a dor. Combinados com calor local, podem ser mais eficazes nas zonas superior e inferior das costas e aliviam a tensão muscular.
- O que ajuda a aliviar a dor de costas?
-
O calor e o exercício físico ajudam a aliviar dores de costas agudas, subagudas e inespecíficas. Aliviam a dor e ajudam a eliminar a rigidez que pode estar na origem da dor. Os analgésicos também ajudam rapidamente a combater a dor mas não resolvem a causa
- Como se previne a dor de costas?
-
A dor de costas pode ser prevenida com exercício físico regular e com um estilo de vida ativo, também no trabalho. Ao exercitar os músculos das costas, do pescoço e abdominais e garantindo que se levanta regularmente durante o trabalho, pode prevenir dores e problemas de costas associados.
TMC 67-09/23 PUB