1. Home page
  2. Tratar a dor
  3. Tensão muscular
  4. You are here: Tensão muscular

Tensão muscular

O corpo humano tem mais de 650 músculos. Mais de 600 pertencem à musculatura do esqueleto. É aqui que ocorre a tensão muscular que percecionamos como dolorosa. O que acontece quando há tensão?

Que é a tensão muscular?

Antes de mais, a tensão muscular faz parte do funcionamento normal dos musculos. O músculo retrai e o fluxo sanguíneo diminui. Se o músculo for novamente relaxado em seguida, o fluxo sanguíneo aumenta. Contudo, se o músculo estiver tenso durante um longo período, manter-se-á permanentemente retraído. Deixa assim de ser abastecido com sangue suficiente e, consequentemente, pode endurecer. A sensibilidade dos recetores de dor dentro do músculo aumenta e os nervos dentro e em torno dos músculos ficam irritados.

Tensão

Grande parte das queixas de dor nas costas são causadas por tensão nos músculos.

Sintomas típicos

Os sintomas típicos de tensão muscular são uma dor do tipo moinha ou de estiramento que pode irradiar para outros grupos musculares ou outras partes do corpo (por ex. dor de cabeça causada por tensão), e pode limitar a mobilidade.

Causas: Como surge a tensão muscular?

Causas: Como surge a tensão muscular?

A tensão muscular é comum e afeta pessoas de todas as idades. Existem inúmeras razões:

  • ausência de movimento
  • postura unilateral e carga incorreta da coluna
  • sobrecarga
  • insuficiência de magnésio
  • fatores psicológicos

Se nos mexermos muito pouco, os nossos músculos não são suficientemente treinados e assim pode ocorrer um desequilíbrio entre os vários grupos musculares. Um estilo de vida sedentário ou uma carga incorreta também têm um efeito de tensão sobre os músculos, que perdem então a flexibilidade e a estabilidade.

Forma-se assim um círculo vicioso: devido à tensão muscular, adotamos instintivamente uma postura de proteção para evitar a dor e aumentamos assim a rigidez muscular. Se este círculo vicioso se mantiver durante muito tempo, a dor pode tornar-se crónica. E isso, por sua vez, agrava uma vez mais a tensão muscular. 

A insuficiência de magnésio também pode conduzir a cãibras e tensão musculares.

Causas psicológicas de tensão muscular

Causas psicológicas, como stress constante, stress emocional, ansiedade e depressão são outros fatores que podem causar ou intensificar a tensão muscular, já que promovem uma tonificação muscular permanentemente aumentada. Muitas pessoas nem reparam que levantam os ombros ou que contraem os músculos das costas quando se sentem tensas ou ansiosas, até sentirem dor ou outros sintomas de tensão muscular. Além do mais, muitas doenças mentais são muitas vezes acompanhadas de uma postura tensa ou curvada, uma perturbação na perceção corporal ou uma sensação mais intensa de dor. Além dos sintomas psicológicos, verifica-se um círculo vicioso de tensão, dor e postura, o que por sua vez afeta o estado psicológico.

Que podemos fazer para libertar a tensão muscular?

Podemos usar várias medidas e soluções caseiras para aliviar a tensão muscular a curto prazo e reduzir a dor muscular. A verdade é que, quando libertamos a tensão, a dor diminui. Que medidas ajudam rapidamente a libertar a tensão muscular e que pode fazer sozinho para aliviar a tensão?

Calor para o alívio da tensão muscular

Se o calor atuar sobre o músculo tenso, a transmissão do estímulo da dor nos tecidos é inibida, a circulação sanguínea é estimulada e a perceção da dor diminui. Há relaxamento dos músculos, libertando os pontos de rigidez e a tensão. Por este motivo, o calor é uma boa forma de aliviar a tensão muscular.

ThermaCare® proporciona a a aplicação contínuo de calor em profundidade, a uma temperatura constante. Como podem ser fixados diretamente às zonas dolorosas e fornecem um calor profundo continuamente durante 8 horas, são ideais para o tratamento com calor da tensão na zona das costas, pescoço e ombros. As Faixas Térmicas ThermaCare® podem ser usadas discretamente sob a roupa e permitem a combinação do calor com movimento — uma combinação que pode aliviar ainda melhor a tensão muscular.

Embora não sejam tão eficazes e versáteis como as faixas térmicas ThermaCare®, há toda uma série de soluções caseiras que podem ser usadas para aliviar a tensão muscular em casa, desde botijas de água quente a faixas de aquecimento elétricas, passando por lâmpadas de infravermelhos.

Veja aqui mais informações sobre o calor terapêutico para a tensão muscular:

Calor terapêutico

 

Tenha em atenção: Embora o calor seja bom para a tensão muscular, não é recomendável para a dor muscular associada a edema, hematoma ou inflamação. O frio funciona geralmente melhor nas primeiras 24 a 72 horas após a manifestação da dor. Se não tiver a certeza da causa da dor muscular, consulte um médico ou farmacêutico para determinar se o desconforto se deve a tensão.

Massagem para alívio da dor

As massagens são uma medida popular contra a tensão muscular. Durante uma massagem, dependendo da técnica, aplica-se uma pressão suave ou mais forte nos músculos, com um enfoque nos pontos ativadores especialmente dolorosos nos tecidos. Estimula-se a circulação sanguínea e libertam-se as tensões superficiais. Algumas técnicas de massagem proporcionam um agradável efeito de bem-estar, outras são intensas e até dolorosas. Uma vez que nem todas as massagens são adequadas a todos os problemas, deve determinar previamente como funciona a técnica que escolher e se é eficaz para as suas queixas. 

Que podemos fazer para prevenir a tensão muscular?

Com dias árduos no escritório, uma longa viagem de carro ou o corpo constantemente sob stress, a tensão aguda torna-se recorrente ou pode mesmo tornar-se crónica. O que pode fazer para prevenir a tensão muscular?

Movimento para aliviar a tensão

A medida mais importante é seguramente treinar e reforçar os músculos com exercício físico regular. No caso da tensão crónica, não é recomendável iniciar um treino de reforço muscular vigoroso sem preparação, já que pode sobrecarregar os músculos. Ao invés, as pessoas menos treinadas devem começar por alongar especificamente os músculos com exercícios individuais e reforçar as zonas musculares mais negligenciadas. A finalidade é desenvolver músculos flexíveis e estáveis capazes de resistir ao inevitável stress.

Adicionalmente aos exercícios de alongamento, faz sentido praticar desporto leve, como natação, ioga, pilates ou caminhada. Combinadas com alongamentos, estas atividades podem contrariar a rigidez e a retração dos músculos.

Estilo de vida sedentário e rigidez muscular

Uma vez que a tensão muscular crónica pode em muitos casos dever-se a um estilo de vida sedentário, é seguramente também benéfico ter uma vida ativa na rotina diária.

Não precisa de pensar em fazer exercícios complexos, por isso, opte por soluções simples: levante-se a cada 30 minutos e faça uma breve caminhada, da secretária à porta do escritório, e volte então ao seu lugar. Verá que ajudará muito com a dor de costas e também a preveni-la. Pode definir o despertador no smartphone ou no PC, ou então escrever num post-it  "tenho de me levantar a cada 30 minutos". Faça-o todos os dias, vai sentir-se melhor!

Manter uma rotina desportiva fora do trabalho é também uma boa forma de gerir e prevenir a dor de costas. Não tenha receios quanto ao tipo de desporto que gostaria de praticar, o segredo é aplicar cargas otimizadas. Tente gradualmente praticar o desporto de que gosta, no primeiro mês não mais de duas vezes por semana, e tente depois aumentar a frequência.

Pode também desenvolver uma consciência do seu próprio corpo. Apresentamos aqui uma seleção de métodos a que pode recorrer para desenvolver a sua perceção corporal:

 

- Cantienica: O método Cantienica® foi desenvolvido pela jornalista suíça Benita Cantieni. Ensina um treino holístico de postura correta baseado numa autoconsciência atenta que alivia e influencia positivamente a postura. Aqui o foco reside no tensionamento da coluna e no treino do pavimento pélvico.

- Feldenkrais: O Método Feldenkrais, criado pelo professor israelita de jiu-jitsu Moshé Feldenkrais, centra-se em aumentar a mobilidade, fazendo que as pessoas tomem consciência de padrões de movimento desfavoráveis e dissolvendo-os em prol de sequências de movimentos mais favoráveis e mais economizadoras de energia.

- Alexander: A Técnica de Alexander, desenvolvida pelo ator australiano Frederick Matthias Alexander, também se centra numa consciencialização e na mudança de hábitos que conduzem a tensão muscular dolorosa e a limitação dos movimentos. Há aqui um enfoque especial no fluxo da respiração.

- Biofeedback: Com a ajuda deste método, os doentes interessados aprendem a relaxar conscientemente os músculos e a alcançar uma melhor sensação corporal, através da visualização eletrónica da tensão muscular em combinação com exercícios de relaxamento.

Na nossa secção sobre o pescoço encontrará algumas sugestões de técnicas de relaxamento que podem ajudar a aliviar a tensão.

Magnésio para a tensão muscular

Tem muitas vezes cãibras? Nesse caso, a tensão pode também dever-se a insuficiência de magnésio. O magnésio está implicado em muitos processos do organismo e contribui para o funcionamento normal dos músculos, entre outros. A insuficiência de magnésio pode manifestar-se através de espasmos e tensão musculares, exaustão e falta de concentração, arritmias cardíacas e tonturas. Com uma alimentação pouco diversificada, muita atividade física, stress e doenças intestinais crónicas, a concentração de magnésio no sangue pode ser demasiado baixa. Se for este o seu caso, deve consultar um médico ou farmacêutico e pode considerar aconselhamento nutricional ou a utilização de suplementos alimentares com magnésio .

Muitos alimentos contêm magnésio. Boas fontes naturais de magnésio são nozes, amêndoas, sementes de girassol, papas de aveia, produtos integrais e rebentos de soja.

Perguntas Frequentes

O que ajuda na tensão muscular?

No caso da tensão muscular, as aplicações de calor (como Faixas Térmicas ThermaCare®, sauna ou compressas de aquecimento) e as massagens podem proporcionar um alívio prolongado. A curto prazo, podem também ser utilizadas outras opções como medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares ou pomadas analgésicas. Exercício físico regular, exercícios de alongamento e treino ou relaxamento muscular específicos têm um efeito preventivo contra a tensão muscular.

Quanto tempo dura a tensão muscular?

Na maioria dos casos, os músculos tensos recuperam passados alguns dias. Contudo, no caso da tensão muscular crónica ou severa, a regeneração pode precisar de substancialmente mais tempo.

Que analgésicos ajudam na tensão muscular?

Para a tensão muscular aguda, podem ser usados analgésicos como anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, para reduzir a dor. Deve consultar um médico ou farmacêutico para obter aconselhamento sobre estes medicamentos.

Como surge a tensão muscular?

Se um músculo estiver permanentemente contraído, sem conseguir recuperar, desenvolve-se tensão. O músculo deixa de ser bem abastecido de sangue, endurece e fica mais retraído. A sensibilidade dos recetores de dor dentro do músculo também aumenta e os nervos ficam cada vez mais irritados. Algumas possíveis causas de tensão muscular:

  • ausência de movimento
  • padrões de movimento desfavoráveis (monótonos)
  • sobrecarga
  • insuficiência de magnésio
  • Fatores psicológicos
  • Fatores sociológicos
O que ajuda melhor na tensão muscular: calor ou frio?

A rigidez muscular pode ser tratada com aplicações de calor (por ex. as Faixas Térmicas ThermaCare®). Contudo, se a dor nos músculos estiver associada a edema, hematoma ou inflamação aguda, não se recomenda o uso de calor. Neste caso, o frio seria o mais adequado, por exemplo, aplicando uma compressa fria. A aplicação de um gel ou pomada anti-inflamatório pode também ser adequada. Deve esclarecer a causa da dor muscular com um médico ou farmacêutico antes de iniciar um tratamento.

Por que razão o calor ajuda a aliviar a tensão muscular?

Quando o calor atua sobre o músculo tenso, é inibida a transmissão de estímulos de dor nos tecidos, estimula-se o fluxo sanguíneo e reduz-se a perceção de dor. O calor facilita ainda o relaxamento muscular, libertando a rigidez e a tensão.

TMC 69-09/23 PUB